HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz tem como Decreto de Criação Nº 3439 de 27/07/1972, Decreto de Denominação nº89 de 05/10/1951, Decreto de Alteração de Designação nº 95/88 de 19/05/1999, Portaria de Reorganização nº 2343 de 19/02/1982 D.O. 02/03/1982. Localiza-se na zona urbana do município de Caxias do Sul, à Rua Atílio Andreazza, s/nº, Bairro Nossa Senhora do Rosário.

O nome da escola foi escolhido em homenagem ao médico sanitarista Osvaldo Cruz, pesquisador que foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil, tendo realizado diversas campanhas de vacinação.

A escola existe na comunidade de Nossa Senhora do Rosário, ponto mais alto de Caxias do Sul, desde 1888. O primeiro professor da escola era italiano e lecionava em língua italiana para os alunos.

Desde a sua construção a escola teve várias denominações: Aula Municipal em Nossa Senhora do Rosário – 1º Distrito de Caxias do Sul, Escola Singular Osvaldo Cruz, Escola Municipal Osvaldo Cruz, Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Osvaldo Cruz e Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz.

A escola já funcionou no andar inferior do Salão da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, quando ainda não havia água encanada nem luz, e por um período também funcionou na sacristia da Igreja.

Em 1988 o prédio da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Osvaldo Cruz foi inaugurado, situava-se atrás da Igreja e era de madeira.

O prédio atual foi inaugurado em 1998, contando com três salas de aula, dois banheiros, cozinha, depósito, uma sala que abrigava a Direção, Biblioteca e Sala dos Professores. As professoras que atuavam nesse período trabalhavam com classes multisseriadas, além de fazer a merenda para os alunos, eram responsáveis pela parte administrativa.

No início de sua fundação a escola atendia os alunos em classes multisseriadas, em um só turno, até o 5º Ano do Ensino Fundamental. A partir de 2007 passou a funcionar nos turnos da manhã e tarde, iniciando a oferta de Educação Infantil.

Até o ano de 2007 a escola era organizada por Ciclos de Formação.

A partir de 2008 a Escola passou a ter um novo Regimento e uma nova organização Curricular, passando a ser seriada. Ainda nesse ano, por ter atingido o número de cem alunos, foi contemplada com uma Equipe Diretiva formada pelas professoras Mirian Brocheto e Flavia Basso Morés e Coordenação Pedagógica das professoras Sandra Stédile da Silva e Fabiana Trentin. Nessa época, já havia merendeira na escola e os professores ministravam suas aulas por séries.

Em 2009 houve a primeira eleição para Equipe Diretiva, a qual foi composta pelas professoras Mirian Brocheto – Diretora, Flavia Basso Morés – Vice-Diretora Manhã e Fabiana Trentin – Vice-Diretora Tarde, contando com a Coordenação Pedagógica das professoras Sandra Stédile da Silva e Magda Adami Mano.

No ano de 2011 houve a nova eleição para Equipe Diretiva, tendo sido eleitas as professoras Flavia Basso Morés – Diretora, Sandra Stédile da Silva – Vice-Diretora Manhã e Adriana Pasquali Rech – Vice-Diretora Tarde, contando com a Coordenação Pedagógica das professoras Denise Telles Duarte e Taís Crisiani da Luz.

No ano de 2012 foi entregue a obra de reforma da escola, que ampliou sua estrutura física. A partir daí, a Escola passou a contar com quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática educativa, refeitório, cozinha, quatro banheiros, sendo um adaptado para deficientes físicos, sala dos professores, um parquinho e um pequeno pátio coberto.

 

1.2. OBJETIVO DA ESCOLA

 

Atendendo ao compromisso da escola pública, preconizado na LDB/LDBEN 9394/96, a Escola Osvaldo Cruz garante o Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, que tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Considera essencialmente os princípios: da igualdade de condições de acesso e permanência na escola; da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; da garantia de padrão de qualidade; da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Diante desses aspectos legais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz tem como objetivo fazer a diferença, para melhor, na vida de cada educando, assegurando o desenvolvimento de habilidades e competências, buscando a constante qualificação do processo ensino-aprendizagem, para a formação de um ser humano consciente, capaz de pensar com criticidade, buscar novas aprendizagens, agir com responsabilidade e conviver em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário